terça-feira, 26 de abril de 2011

Sistema Sócio-Político-Econômico

A história humana é marcada pela sucessão de diversos sistemas políticos, econômicos e sociais, que foram reflexos da realidade histórica de cada época. As primeiras formas de organização do estado eram caracterizados por serem teocráticas; a partir de então sucederam-se sistemas e projetos que culminaram na atual democracia liberal burguesa.
Sistemas políticos:
1 – Monarquia: regime político cujo poder maior é exercido por um rei que, de uma maneira geral, repassa o seu poder de forma hereditária e vitalícia.
2 – Monarquia Parlamentarista: o rei divide o poder com o parlamento.
3 – Parlamentarismo: sistema político cujo governo é exercido pelo parlamento, tendo como maior representante o primeiro ministro. Não há uma separação nítida entre executivo e legislativo.
4 – República: sistema político cujo poder maior encontra-se com o presidente.

Formas de governo:
1 – Teocracia: o representante maior possui o poder político e religioso.
2 – Ditadura: é o regime político autoritário em que os poderes legislativo, executivo e judiciário estão nas mãos de uma única pessoa ou grupo de pessoas, que exercem estes poderes de maneira abasoluta sobre o povo.
3 – Democracia: é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de eleitos representantes — forma mais usual. A democracia pressupõe liberdade de pensamento e de expressão, isonomia.

Tipos de democracia: Formal: conjunto de instituições características desse regime: executivo, legislativo e judiciário. Substancial: fins que são alcançados. Econômica: questões ligadas à justa distribuição da renda. Social: acesso igualitário aos direitos inalienáveis do cidadão. Jurídica: autonomia do poder judiciário e respeito à constituição. Política: pluripartidarismo e rotatividade no poder. Direta: todo cidadão participa da assembléia pública. Isegoria. Representativa: os cidadãos elegem representantes para o poder.
A democracia pressupõe discordar sempre que é necessário.

Sistemas econômicos: Capitalismo: sistema econômico que se caracteriza pela busca constante pelo lucro; propriedade privada dos meios de produção; tem no dinheiro ou seus similares o principal meio de troca; funciona de acordo com a lei da oferta e da procura - economia de mercado; predomínio do trabalho assalariado; e a sociedade é baseada na divisão de classes. Socialismo: sistema econômico que se caracteriza pela propriedade estatal dos meios de produção, que seriam geridos pelo Estado, com a função de dizimar as desigualdades sociais, beneficiando a toda população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário